quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Delícia ao pesto

    Quero começar dizendo que molho pesto pra mim é irresistível. Conheci ele na casa da minha sogra e foi amor a primeira vista.
    Sexta passada fiz um prato que havia comido no restaurante em Caxias. No momento em que pus a primeira garfada na boca, alcancei as núvens, e conclui que mais pessoas deviam poder saborear essa maravilha, tão simples, tão rápida, mas ao mesmo tempo tão boa... Como dizia meu idolatradíssimo Mies van der Rohe, "deus está nos pormenores", TORTEI AO PESTO é um pormenor que nao deve passar despercebido. Recomendo para um jantar a dois, com uma saladinha de rúcula, um bom vinho tinto e a luz de velas, claro.




    O molho pesto tradicional vocês podem encontrar em vários videos e sites. O molho que eu preparei foi super simples:
  • meia xícara de folhas de manjericão picadas
  • meia xícara de salsinha picada
  • 1 dente grande de alho, ou 2 pequenos
  • meia xícara de óleo de oliva ou canola, ou o de sua preferência
  • 2 colheres de queijo ralado
  • sal a gosto
  • 400g de tortéi integral (ou não, a diferença é que o integral ajuda na digestão e você não sente como se tivesse comido todos os tortéis do mundo hehehe).
    Por que a salsa? Descobri que o nosso manjericão é mais amargo que o da região da Itália em que o molho foi criado, então eu coloquei meio a meio. Na verdade eu nao tinha manjericão fresco suficiente, então pus um pouco do seco também.

    Coloque o tortei em água fervente. Quando estiver quase pronto, aqueça o óleo na frigideira e coloque os temeperos e o alho. Refogue por aproximadamente 4 minutos, colocando mais óleo se necessário, desligue o fogo e coloque o queijo misturando bem. Quando o tortéi estiver pronto, escorra e coloque o molho por cima, sirva bem quentinho.




    Nós comemos com alface porque o Bernardo não curte muito rúcula. Mas convenhamos que alface acompanha qualquer coisa perfeitamente bem.


    E aí, vai encarar essa delícia?

3 comentários:

  1. Hummm coisa gostosa de se ver Jana!!
    Mas, hein, o molho pesto não é feito com nozes tb??.. eu pelo menos sempre usei nozes saca...
    beijooo

    ResponderExcluir
  2. Sim, colocam nozes tb, mas esse que tinha la no restaurante era sem... eu curti dai fiz sem tb. Na verdade o original nem é nozes é pinoli que vai, mas acho que nem existe por aqui, é importado e tals... Cada um faz do seu jeito tb neh, minha sogra acha que pesto sem bacon nao é pesto hahaha

    Beijos gata!

    ResponderExcluir
  3. hahah, meu deus, bacon é pácaba né.. bom, beleza!
    beijooo Janaa

    ResponderExcluir