quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Yes! I can!

Estou tão feliz! Depois de zilhões de tentativas (ok, foram 3 ou 4) consegui acertar uma receita de MAIONESE VEGANA! My on cruelty-free mayonnaise!

                                     


Fiquei muito orgulhosa... porque sinceramente, eu estava quase desistindo...

   A RECEITA:
  • 2 rodelas de cebola
  • 1/2 xícara de água
  • de 3 a 4 colheres de extrato de soja
  • sal e pimenta a gosto
  • suco de meio limão bergamota
  • opcional: 1 colher de mostarda e cheiro verde
  • azeite
       Bata todos os ingredientes menos o azeite no liquidificador até formar uma pasta. Depois é só ir colocando o azeite até encontrar o ponto desejado, não necessita muito. Experiemnte o sal e se ficar algum pedaço de cebola inteiro, dê mais uma batidinha, ou se o sabor e a consistência já estiverem bons, retire-o.


Eu achei divina!




Ps.: não fico linda essa borboleta? by Grê



Até a próxima!





Dica pós-post: Depois desta primeira maionese acertada, continuei as tentativas para aperfeiçoar o sabor e a textura do condimento. Cheguei a melhor de todas as alternativas, que consiste em esquentar o extrato de soja diluido na água e engrossá-lo com 1 colher de maisena (diluida em um pouco de água também para não embolotar) e mexer até formar um creminho. A quantidade de creme a ser feita é proporcional a quantidade de maionese desejada (nao faça menos que 1 xícara de chá , desanda) pois é diferente das maioneses com ovo onde a clara faz crescer. Deixe esfriar e bata com os ingredientes que você preferir no liquidificador, acrescentando o óleo como de costume. A quantidade de óleo é bem menor, a consistência é mais cremosa e o sabor varia de acordo com os ingredientes de cada gosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário