sexta-feira, 8 de abril de 2011

La roba di mamma

    Mães na cozinha são realmente admiráveis, apenas superadas pelas avós, principalmente por terem mais tempo livre e muitas aqui na minha região ainda utilizam o fogão a lenha, acordam cedinho e lá pelas 10 horas da manhã começam a colocar as panelas no fogo. A coisa que mais admiro na minha mãe é a noção de quantidades relativas de cada ingrediente, dependendo do tamanho da forma, da quantia desejada de comida, no número de pessoas, e o mais incrível é que SEMPRE dá certo. Claro, esse "dom" acredito que os chefs também possuem, mas no caso da mama o que conta é a experiência.
    Dia desses tentei fazer aquelas pizzas de massa fofa, que estavam sempre presentes nas minhas festinhas de aniversário, porém esta reles iniciante que vos escreve simplesmente achou que com os ingredientes na mão, poderia recriar o inigualável e simplório sabor de infância. Enganei-me. Infelizmente houveram algumas pobres testemunhas morrendo de fome (incluindo eu mesma), e tivemos que empurrar guela abaixo o prato quente e cru. 
    Anteontem minha mãe apareceu no meu trabalho, e como iria ter tempo pós expediente, resolvi fazer mais uma tentativa. Primeiro ela me perguntou que forma eu iria usar, e pensando um pouco, me passou os ingredientes:

- 1 1/2 xíc. água morna
- 1 colher de açúcar
- 1/2 colher de sal
- 2 colheres de óleo
- 1 colher de margarina
- 1 colher bem cheia de fermento granulado
- farinha até dar o ponto

    Claro que para quem tem 30 anos de cozinha é mais fácil achar a medida das coisas e o ponto certo. Mas o segredo dessa receita está no crescimento da massa e no tempo de forno. Por isso digo-vos que é uma receita para fazer com calma e com tempo.

    Então, vamos lá: Misture todos os ingredientes menos o fermento e a farinha com uma colher. Depois vá acrescentando farinha aos poucos, acredito que mais ou menos meio quilo é suficiente. O ponto da massa é quase um pão de ló, é antes de virar pão, ela fica "puxenta", da próxima vez eu tiro uma foto, mas não é difícil. Quando a massa já estiver no ponto, mistura-se bem o fermento e deixa-se a massa descançando no mínimo uns 20 minutos. Segundo a minha mãe, a massa tem que dobrar de tamanho. Depois disso é só colocar no forno com a cobertura de sua preferência. Eu coloquei só molho vermelho e milho, sem esquecer do orégano, além de umas folhinhas de rúcula que tostaram, mas tudo bem. O tempo de forno é de 45 minutos. Perto do molho a massa ainda ficará molhadinha, mas se preferir podes colocar o molho depois da massa pronta.




   
    Eu disse pra minha mãe: "mãããieee, não fico igual da tua". E claro, não ficou 100% mas prefiro acreditar que é por causa do meu fermento que está meio velho, pois não uso muito. Minha mãe respondeu "ta ótima, mas eu tenho 30 anos de cozinha, é mais fácil". Espero sinceramente chegar lá, e poder retribuir tudo o que ela me ensinou, e se puder, em dobro. Grazie Mamma, per tutto!


7 comentários:

  1. Pode não ter ficado igual à da mamma, mas ficou com uma cara super apetitosa. Comeria um pedaço dela JÁ!!!

    beijos, parabéns por essa sua mama (cuida bem dela...rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada flor! Minha mãe é um anjo! E sim, essa hora bate a fome mesmo! ahuehauhe
    ;**

    ResponderExcluir
  3. Saliva master agora!!É sempre assim....sempre tento fazer um pão tão bom quanto o da minha mãe,que não é nem metade bom do que é o da minha vó...o pão da minha filha será que vai ser comestível?ehehe
    bjão!

    ResponderExcluir
  4. Ahh,sobre o Ades,já li também sobre.Ades não testa,mas Unilever sim,xampus,produtos de limpeza e tudo mais...Sabe que é um saco isso...de 15 coisas q pego no mercado,10 são Unilever,monopólio quase.Se quero variedade,tenho que catar um hipermercado longe de casa,mereço?

    ResponderExcluir
  5. hahaha mas é, unilever é super monopólio. pior que as vezes surge uma marca nova, dai a pessoa toda empolgada olha atras e tem U de Unilever bem grande ¬¬... queria que a unilever explodisse. as vezes as coisas mais "marca diabo" valem a pena.

    ResponderExcluir
  6. Jana

    tem um selinho lá no meu blog procê...passa lá

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog! Cheio de receitas deliciosas e sem sofrimento animal!
    Parabéns!

    ResponderExcluir