quinta-feira, 28 de abril de 2011

Maresia

    Noite passada tomei coragem e fiz sushi, com vegetais, claro. Coragem porque fiquei um pouco traumatizada da primeira vez que experimentei essa iguaria nipônica, pois não fazia a mínima idéia do sabor que a alga tinha e achei que haviam colocado death fish no meu prato!
    Minha intenção em fazer esse prato era mais agradar os não-vegetarianos ao meu redor do que a minha constante necessidade de experimentar novos sabores. Depois das compras feitas, me restava superar o trauma. Compreendi que qualquer coisa que venha do mar invariavelmente terá esse sabor inconfundível, e coloquei a mão na massa.



Rendimento para 3 pessoas.

       RECEITA: 
  • Cozinhar 2 xícaras de arroz próprio de sushi em 4 xícaras de água, com 1 colher de sobremesa de sal, 1 colher de chá de açúcar e 1 colher de chá de vinagre (suave, de maçã por exemplo) por 20 minutos ou até a água secar. Antes de estar pronto, experimente o sal se está a seu gosto. O arroz vai ficar bem empassocadinho. Deixar esfriar.
  • Refogar os legumes. Eu usei meia cebola cortada em meia lua (tipo a rodela ao meio), 2 cenouras, 1 berinjela sem semente e 1 pimentão, todos cortados em tirinhas. Quando a cenoura estiver macia, está pronto.
    Para a montagem existem aquelas maderinhas que ajudam a enrolar o sushi. Eu usei papel laminado. Colocar 1 folha de alga nori sobre o papel, espalhar o arroz até a metade e depois os legumes. Com a ajuda do papel, enrole a alga, e quando fechar o rolinho pressionar um pouco pra ficar firme. Depois é só terminar de enrolar e cortar do tamanho que preferir. Aconselho molhar a faca para facilitar o corte. 



    Para essa quantidade de recheio, utilizei 4 folhas da alga.
    Essa alga também pode ser usada em massas e sopas.
    É realmente simples de ser feito, e pra quem aprecia aquele clima praieiro, a maresia e afins, espero que agrade. Nada como fazer você mesmo para perder o temor com o qual convivemos pelas coisas que colocam camufladas em nossos pratos por aí.



    Por último, mas não menos importante, agradeço a visita de um dos meus mais antigos amigos, Diego, sempre agradável.


(um dia a gente aprende)
   

4 comentários:

  1. Que máximo Jana! Amoo sushi! Tem alga pra comprar em Gariba mesmo???!! Tô loca p fazer!!!! Parabéns,ficou lindo e deu uma fomeeee! ehhee Beijo Gi :)

    ResponderExcluir
  2. odeio quando meu estômago começa a conversar comigo nestas horas...

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou da Vanguarda. O Marcio me passou teu blog. Muito legal, adoro ver receitas de comida e fotos...bjs

    ResponderExcluir
  4. Jana, adoro! Daqueles rangos que vão tri bem com bebidinhas, vira petisco ;)

    ResponderExcluir