quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Belle Époque


   Não é novidade para quem se interessa por uma alimentação saudável, que devemos priorizar o consumo de alimentos da época, ou seja, a natureza é sabia e temos que aproveitar o que ela nos fornece naturalmente a cada estação, cada colheita, pois é mais provável que esses alimentos sejam livres de agrotóxicos e fertilizantes, sem falar de seu sabor inigualável. Aproveitando então a maduração do tomate, os quais me foram presenteados pelas hortas da família, me ensinou minha avó a fazer Molho de Tomate que, se bem feito, pode durar até anos sem a necessidade de refrigeração. 


   Sabe aquele molho vermelho que você costuma fazer para o macarrão? Então, é esse mesmo. Ponha suas próprias medidas de tomate, cebola, temperos... enfim, os ingredientes para o sabor ficam a seu critério. Depois é só liquidificar tudo e pôr na panela para cozinhar. Deixe cozinhando por cerca de 25 minutos ou até que evapore a água e a consistência do molho fique grossinho, mais ou menos como esse comprado. Se os tomates estiverem um pouco verdes ainda o molho fica em tom alaranjado, por isso se o seu desejo é um molho bem vermelhinho, priorize os tomates que estejam bem maduros. Não se esqueça de por uma pitada de sal e de açúcar, onde além do controle da acidez fará com que se conserve melhor. Quando estiver pronto, coloque o molho em vidros, como esses que compramos pepinos e conservas em geral, o importante é certificar-se que a tampa possui uma borrachinha. Quando já estiver frio, feche bem os vidros e coloque-os em um panela com 3 dedos de água com a tampa para baixo e deixe ferver assim, em banho maria. Ao sentir que o fundo do vidro (que está para cima) estiver quente, pode-se retirá-los e deixar que esfriem de cabeça para baixo. A borrachinha da tampa se incha com o aquecimento, selando o vidro.




   Finitto, você terá Molho de Tomate pronto, caseiro e orgânico – dependendo da garantia de que os produtos que foram usados não tenham venenos adicionados durante seu cultivo – para algum tempo. Se você conseguir uma boa quantidade de tomate é possível garantir o seu molho até a próxima safra. Falando em safra, também estamos na época da UVA e do FIGO. Na minha família é tradição fazer geleias dessas frutas e comê-las o ano todo. Além disso, é possível fazer sucos de uva e congelar, enfim, a criatividade fica por conta de cada um, sem esquecer que a melhor forma de consumo, tanto para absorção de nutrientes como pelo sabor, é consumir as frutas e verduras frescas. É uma linda época que remete aos banquetes no monte Olímpo, às ninfas na sombra das parreiras, enfim, é inspirador, aproveite. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário