segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Eu já sei cozinhar :9

Sempre sonhei com esse dia, olhava minha mãe, minhas avós, minha tia, todas cozinhando a olho, em proporções não medidas, e os pratos dando super certo, como num passe de mágica.

Bom, ontem foi que eu orgulhosamente descobri que sei cozinhar. Não chego nem perto dos profissionais ou chefs, mas tenho a mão, tenho sim.

O Almoço estava certo, salada com macarrão frio, coisa que eu amo e é muito fácil:
- 1/4 de pacote de macarrão cozido e passado em água fria
- 1/2 pé pequeno de alface picada
- 1 tomate em cubos
- 1 pepino em cubos
- Adereço (molhinho): sementes de linhaça, pimenta negra, mostarda em pó, tempero verde picado, limão, óleo (azeite) e sal. 
O macarrão pode ser substituído por quinoa cozida por exemplo.




Mas o teste foi pro lanche da tarde/janta/café da manhã. Eu gosto muito de um pão de queijo massudo que vendem num mercado aqui na cidade, sempre quis que os pãozinhos sem queijo ficassem assim. Daí testei a minha mão na cozinha fazendo tudo a olho. Coloquei:
- farinha de trigo integral peneirada
- polvilho doce
- polvilho azedo
Os 3 mais ou menos a mesma quantidade. 
- óleo (calculo que para 1 xíc de farinha, 1/4 de xic. de óleo por ex.)
- Pitadas de: sal, mostarda em pó, levedo de cerveja, cúrcuma e pimenta cayena (muuuito pouco porque essa é forte).
Fervi água e fui adicionando aos poucos, amassando até a massa ficar bem lisinha.
Fiz bolhinhas e coloquei para assar em uma forma untada, a 230º +ou- e por 25 min. Quando faltava 10 min. eu virei eles.  




Provei. Acertei. Alegria, Alegria. 
Só faltou cortar ele ao meio ainda quentinho e passar margarina - não tinha. (AMO)

Parabéns pra mim :9 

Obs.: Dá para fazer uma quantidade grande, fazer as bolhinhas e congelar para ter quando quiser. Só tirar do congelador e levar ao forno, por mais tempo, até que dourem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário