segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Era uma vez uma suiça e um italiano

    Quase morrendo de gripe, porém extremamente necessitada de cozinhar, folhei meus pertences da 1ª gaveta e resolvi promover um casamento. Encontrei uma batata de nome estrangeiro, que se fazia de difícil e empinava o nariz para as outras. Fui desvendando-a e percebi que era apenas um pouco de timidez, ela só precisava ser trabalhada, mas ao fim das contas iria ao forno com muito gosto. Apresento-lhes a noiva: BATATA HASSELBACK, uma companheira e tanto, vem bem vestida (recheada) com cenoura e tofu.


    ELA:

  •  2 batatas médias
  • + ou - 2 colheres de tofu
  • 1 dente de alho picado finamente
  • 1/2 cubo de caldo de legumes
  • sal e pimenta a gosto
    Pré-aqueça o forno. Corte a base das batatas para que fiquem paradas no sentido horizontal. Com uma boa faca, vá fazendo contes nas batatas mas sem chegar até o final, como se fossem páginas, de uns 5mm de intervalo. É ótimo mexer (folhar) a batata assim!


    Em uma frigideira refogue o tofu amassado com um pouco de óleo e o alho. Eu compro um tofu que já vem com orégano, se o seu é puro, coloque um pouco de orégano junto, reserve. Corte a cenoura em redelinhas bem finas. Com isso você já pode ir colocando as fatias de cenoura e o tofu no meio das páginas da batata. Se faltar espaço, corte algumas fora.
    Em um recipiente dissolva o caldo de legumes em água fervente. 
    Acomode a Senhorita Hasselback em uma forma e coloque caldo até atingir a metade da mesma.

    
    Cubra com papel alumínio e coloque no forno por 30 minutos. Depois disso, retire o papel alumínio espete com o garfo, deve estar quase cozida. Jogue um pouco do caldo por cima e reponha-a no forno sem o papel. Deixe por mais 15 minutos. A noiva está pronta.

    Senhoras e Senhores, apresento-vos o noivo: TOMATE RECHEADO À PROVENÇAL. Um típico tomate italiano, simples, cheiroso, saboroso... enfim, encantador. 

 
    ELE:

  • 2 Tomates
  • 2 dentes de alho picados finamente
  • 1 maço de salsa picada
  • 1 xícara de farinha de rosca ou farinha de pão torrado
  • uma pitada de sal
   Tire a tampa dos tomates e com uma colher tire as sementes. Coloque um pouco de sal e vire-os com a abertura para baixo sobre um papel absorvente. Deixe descansando por 15 minutos. Enquanto isso prepare o recheio. Em uma frigideira com um pouco de óleo refogue o alho até ficar dourado e acrescente a farinha e a salsa. Recheie os tomates e leve-os ao forno por 10 minutos ou até dourar o recheio.


aqui estão BATATA HASSELBACK E TOMATE À PROVENÇAL
Eu vos declaro marido e mulher. Podem comer os noivos!

2 comentários: