sábado, 25 de agosto de 2012

Hamburguers Protéicos

    Pra isso que serve o inverno... comer, comer, comer. Inventar delícias e comer mais! Ando ativa nas panelas mas sem criatividade para textualizar, é difícil ter tudo nessa vida.
    Abaixo, fotos e receitas de hamburguers de grão-de-bico e cogumelos.





   Ingredientes para os hamburguers de grão-de-bico:  
- grão-de-bico (deixá-los de molho de um dia para outro)
- alho e cebola refogados
- farinha de linhaça + água
- temperos a gosto (orégano, cominho, pimenta, manjericão...)
- uma pitada de sal
- farinha de rosca
    Como se faz: Com o grãos hidratados bata-os num processador ou liquidificador. Passe-os para outro recipiente e misture com as mãos os demais ingredientes menos a farinha de rosca. se necessário agregar farinha de trigo até que se possa modelar os hamburguers. Já modelados, passe-os pela farinha de rosca. Podem ser feitos numa frigideira com fogo baixo para que se passem bem dos dois lados ou no forno.







    Para os hamburguers de cogumelos:
- cogumelos de sua preferência (usei champignon e portobelo)
- alho
- gengibre
- orégano
- farinha de linhaça
- farinha de rosca
- semente de gergelim
- sal e pimenta a gosto
    Como se faz: Para facilitar para hamburgueiros de primeira viajem é melhor que se corte os cogumelos em pedacinhos bem pequenos, ou processá-los. Nesta ocasião cortamos os cogumelos em fatias. Refogar os cogumelos com alho picado, orégano, gengibre, sal e pimenta até que soltem água. Adicionar a farinha de linhaça o suficiente para formar os hamburguers, misturar as sementinhas na farinha de rosca e passar os hamburguers. Tens que ter cuidado para mover-los e virar-los, com uma escumadeira é mais fácil, pois podem desfazer-se. Esses também, fritos ou no forno, de ambas as formas ficam bons.


    Queria destacar que esses hamburguers são ricos em proteína, o que é muito importante do ponto de vista nutricional, visto que sempre os combinamos com pães e outros tipos de carboidratos. É essencial que não sejam feitos com muita farinha para um bom equilíbrio na refeição.

Ao provar-los só me é possível um comentário, "holyshit que maravilha". =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário