domingo, 2 de setembro de 2012

Bahia Argentina, cozinha ética e parcerias

    Morar com pessoas que cozinham bem é um luxo. Qualquer coisa que meu namorado põe a mão fica delicioso, até pão com margarina feito por ele tem um sabor especial. Minha cunhada ama a cozinha indiana, e meu sogro um argentino de raiz, faz a melhor pizza que já comi na vida. Com cozinheiros de mão cheia em casa ando meio mal acostumada... Porém esses dias compramos no mercado azeite de dendê, que me surpreendeu porque no sul do Brasil não é comum encontrar, me surpreendi ao ver-lo em terrinhas argentas. Daí tive que fazer algo, sendo a única representante do "país tropical" (apesar de eles serem colombianos, ou seja, mais tropicais que eu do RS). Fiz RISOTO A BAIANA e o Juan fez BERINJELAS RELLEADAS no forno.




    Para o risoto: (serve 4 pessoas de boa)
- 500g de arroz para risoto
- 1 pimentão vermelho, 1 verde e 1 amarelo picado em cubos
- 1 cebola picada em cubos
- 4 dentes de alho amassados
- salsinha e cebolinha verde (1 maço de cada)
- 3 a 4 colheres de azeite de dendê
- 3/4 de vidro/lata de leite de côco
- champignones (eu coloquei porque amamos, originalmente não está na receita)
- sal e pimenta a gosto
- 2 cubos de caldo de legumes 
- 100mls de vinho branco

    Preparo: Dissolver os cubos de caldo em 2 litros de água fervente os quais vão ser usados para cozinhar o arroz. Refogar no azeite de dendê o alho, a cebola e o arroz. Adicionar o vinho, mexer e adicionar aos poucos o caldo, deixando sempre cremoso. Quando o arroz estiver quase cozido, adicionar os demais ingredientes e mexer de vez em quando. Se o caldo não for suficiente, colocar água fervente até que cozinhe bem o arroz.




    Para as berinjelas:
- berinjelas lavadas e cortadas ao meio (calcule a quantidade por número de pessoas, a gente fez 1/2 para cada um, mas dependendo pode-se fazer 1 cada um ... faça quantas quiser hehe)
- alho desidratado
- orégano
- sal
- queijo muzarela vegan (ahán!)
- azeite de oliva
- salsinha
- cogumelos (ou o que mais quiser, que não necessite de muito cozimento)
    Prepado: com cuidado tire o interior das berinjelas deixando uma borda de 1cm. Pique o interior retirado em fatias fininhas. Acomode as berinjelas em uma forma com azeite de oliva que cubra o fundo. Coloque um fio de azeite também encima das berinjelas colocando o interior picado, salsinha, alho e os cogumelos. Leve ao forno por mais ou menos 15 minutos. Depois retire-as, adicionando uma fatia de queijo veg a cada uma, orégano e com uma colher regue-as com o azeite do fundo da forma, como ensina o mestre. De volta ao forno por uns 5 minutos ou até que gratine o queijo e pronto.






    
Prato pronto, mesa posta, bon apetito!

    Emocionadamente quero agradecer ao meu amor, meu querido, lindo Juan, que me está ajudando a desenvolver coisas novas e deliciosas na cozinha como o queijo vegano feito com leite de amêndoas e tofu.


Leite de Amêndoas P:
Muzarela vegana, especial para pratos gratinados
e tudo que sua criatividade permitir (:
Close na berinjela gratinada com queijo vegano

Nenhum comentário:

Postar um comentário